• Trading
    Automático
    "As moedas são fáceis de
    negociar, se você tem
    o sistema adequado."
    Alcral Ag

A mudança para trades automatizados começou nos Estados Unidos em 1971 com o lançamento do Nasdaq, o primeiro mercado eletrônico. Hoje, entre 50% e 60% de todas as ações norte-americanas são negociadas usando programas de trading automático.

Trading automático em plataformas electrónicas significa que as pessoas que negoceiam nos mercados podem executar uma estratégia a uma velocidade que seria inatingível se executado manualmente. A negociação hoje em dia é realizada em micro-segundos afim de ganhar vantagem sobre os concorrentes.

Alguns investidores institucionais continuam nervosos quando usam sistemas de trading automático, da mesma forma que, historicamente, as pessoas temiam carros e telefones quando eles foram inventados. Muitas pessoas que criticam a negociação automática não trabalham na indústria e não entendem como funciona.

No entanto, os benefícios do trading automático são convincentes - se podemos reduzir o impacto do mercado e melhorar as ordens de negociação usando a melhor tecnologia disponível, então é mais fácil vencer a competição. Na atmosfera competitiva dos mercados financeiros só os mais fortes sobrevivem.

Uma das razões pelas quais trading automático tem uma má reputação tem a ver com o facto de muitos executantes do mercado empregarem tecnologias e estratégias pouco sofisticadas. Conceber uma estratégia de negociação com arbitragem é muito complexo e desafiador. É possível obter 99 dos 100 elementos e ainda assim obter retornos negativos, porque um qualquer erro é algo que se pode facilmente cometer, mas pode ser quase impossível de identificar.

Na Alcral Asset Management AG (Suíça) acreditamos que o trading automático é a ferramenta certa para manter a disciplina e a ordem na nossa gestão de risco. Ao contrário de alguns estrategas, não estamos de acordo que os seres humanos devam ser completamente afastados do processo de negociação. Podemos pilotar um avião em piloto automático, mas mesmo assim precisamos do piloto humano para descolar e pousar.

A nossa equipa técnica compreende a pressão para continuar a liderar o jogo com o trading automático. Por isso eles estão constantemente procurando forma de melhorar a nossa plataforma - quer alterando a tecnologia ou mesmo ajustando a estratégia e gestão de risco na busca de novos padrões de tendência - para garantir que os nossos sistemas, estão fazendo exatamente o que devem fazer.

A nossa equipa responsável pelo trading sabe que a complacência não é opção, pelo que a vigilância é essencial. Entendem perfeitamente os riscos da negociação com a utilização de algorítmicos matemáticos sofisticados que utilizam para executar o trading e simultaneamente monitorizar todas as transações afim poderem dar um feedback à equipa técnica.

Temos mais de seis anos de experiência neste tipo de negociação e acreditamos ter construído um dos sistemas mais eficientes de trading automático. O equilíbrio só é conseguido na nossa plataforma pois combinamos uma estratégia de hedging (cobertura de risco), dentro de uma estratégia de acompanhamento de tendências. Ao abrir posições de hedging que se movem em posições opostas, oferece-nos a proteção essencial. Também nunca tentamos adivinhar a direção do mercado, mas em vez disso seguimos o seu movimento obtendo lucro com o fecho de posições quando a tendência se altera novamente.

Executamos centenas de negócios / trading diariamente. Monitorizamos a soma de todas as posições abertas podendo calcular o lucro / perda em relação ao nosso lucro das comissões fixas em cada momento. A gestão deste risco equilibrado significa que nunca vamos deixar que o mercado tire o melhor de nós. Temos conseguido com esta estretégia lucros consistentes, independentemente das condições de mercado.